CONFIANÇA SE CONQUISTA!

Imagem

Tenho 6 gatos e entre as inúmeras lições de vida que aprendo com eles, há uma em especial que sempre me chama a atenção. De tempos em tempos, como é comum aos donos(as) de gatos, temos desejo de adotar um novo gatinho, ou como alguns preferem, “permitir que eles nos adote”.

Quem já convive com os bichanos, sabe que neste momento há toda uma ritualística necessária para garantir a paz em casa. Gatos não aceitam as coisas de “bate pronto”, eles analisam, ponderam, sempre muito a distância. Evitam se envolver com a “nova situação” até que haja certeza de que a novidade se torne definitiva.

Gatos gostam de segurança mas não abandonam a ousadia. Eles tem tanta necessidade de saber bem onde estão pisando, quanto a liberdade de escolher não ir por aquele caminho. Eles também erram seus saltos, as vezes, mas não sem antes ter calculado bem o pulo, ou ao menos “cair com classe”.

O novo visitante, salvo raras exceções, deve aceitar a regra já existente, a hierarquia atual, os respectivos lugares que deve ou não se deitar e ainda, deve acima de tudo contar com uma boa dose de humildade e respeito, suportando inclusive algumas provações do tipo: uns tapinhas na cabeça, dentes amostra além dos já conhecidos “silvos” e miados assustadores.

A mensagem é clara: CONFIANÇA SE CONQUISTA!!! – e de preferência com humildade, perseverança e respeito.

Quantas não são as vezes em que “metemos os pés pelas mãos” por não adotar a mesma postura? Confiamos rápido demais, sem a devida paciência que o tempo exige para que o novo se faça definitivo. Quantas vezes nos frustramos com os acontecimentos sem nos preocuparmos que, na verdade, a culpa foi toda nossa em apressar a natureza das coisas.

Como já sabemos, com o tempo, tendo passado pelas provas as quais foi submetido, o “novato” será recebido no “bando” e tratado como um igual, sem distinções, tendo inclusive o direito adquirido de ocupar espaços que antes nem podia achegar-se, mas isso não quer dizer que tem “total liberdade”, pois ainda existe uma Sagrada Hierarquia cuidando para que as coisas sigam na mais perfeita ordem felina. Em outras palavras: Dormir juntos ainda é algo que só acontecerá ao longo de meses! – Cada coisa no seu lugar!

Tenho certeza que muitos infortúnios podem ser evitados se seguirmos esta sabedoria natural!

Que a Graça e a Paz sejam contigo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s